sexta-feira, 3 de maio de 2024

AS DÁDIVAS DE DEUS NÃO SÃO TOLHIDAS 

As dádivas de Deus jamais serão tolhidas. Ninguém se ponha à frente de quem “põe a mão ao arado”, poderá se machucar; as bênçãos de Deus o acompanham. Buscar as dádivas divinas, sim! Eis uma atitude coerente com os ensinos de Deus. 

Está escrito: “Não erreis meus irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação” (Tiago 1.16-17). Quando Deus decide abençoar, quem é o homem para O impedir? D’Ele procedem as boas dádivas; e é melhor buscar às de Deus, que às dos homens, quase sempre com resquícios de aliciamento. 

Um provérbio japonês diz “Ninguém verá o sol surgir, se olhar para o oeste”. Então, bom é olhar para Deus; Ele é o “Sol da Justiça”, quem o fez, saiu-se muito bem: “Olharam para Ele e foram iluminados, e os seus rostos não ficaram confundidos” (Salmo 34.5). 

“Há quem gaste duzentos, para o outro não ganhar vinte”. Donde vem tal pretensão, medíocre e egocêntrica? A resposta está na Palavra: “Esta persuasão não vem Daquele que vos chamou”. (Gálatas 5.8). Há presunçosos por ai, que se arvoram de prerrogativas que não têm, para querer entravar o progresso, a boa marcha, o crescimento da obra de Deus, por não está debaixo do seu condão. Ter cuidado é preciso!

Certa vez Jesus disse a uns religiosos que se diziam filhos de Deus: “Se Deus fosse o vosso Pai, certamente, me amaríeis, pois que eu saí e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas Ele me enviou. [...] vós tende por pai ao diabo e quereis lhe satisfazer os desejos de vosso pai; [...] quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.42-44). O que Deus quer mesmo é a união dos irmãos (Salmo 133.1).

Criar princípios, para dar relevo à própria vontade, apegando-se a textos bíblicos isolados, para satisfazer o egoísmo, é dar asas ao pai da mentira, que instiga o ódio, contrariando o amor recomendado pelo Filho de Deus. Paulo escreveu: “Corríeis bem, quem vos impediu para que não obedeçais à verdade”? (Gálatas 5.7). 

Dizia o “apóstolo do nordeste”: “Cego é aquele que não quer enxergar através de uma cerca de varas”. É perigoso amaldiçoar o que Deus abençoou. Cuidado!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário