segunda-feira, 11 de julho de 2016

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

HEMOGRAMA COMPLETO


É um exame de sangue que avalia possíveis desordens, como anemia, infecções e leucemia. Ele identifica componentes do sangue, mostrando se os níveis estão normais, como: Glóbulos vermelhos (carregam o oxigênio), glóbulos brancos (combatem infecções), hemoglobina (carrega o oxigênio para os glóbulos vermelhos), hematócrito (porcentagem do volume que os glóbulos vermelhos ocupam no sangue), plaquetas (ajudam na coagulação do sangue), dentre outros. Resultados que estão acima ou abaixo do normal podem mostrar que há algo de errado, ou seja, o processo não está funcionando como deveria no organismo.

É o exame mais comum dos consultórios. Pode diagnosticar causas de sintomas como fadiga (cansaço), fraqueza, febre, perda de peso, anemia, infecções e doenças do sangue. Também pode checar se o corpo está respondendo bem a um tratamento medicamentoso ou com radiação; se os valores estão saudáveis antes de realizar um procedimento ou uma cirurgia; até mesmo a quantidade de sangue que foi perdida durante uma hemorragia. Ele também pode ajudar no diagnóstico de alergias e asma. Na ausência de sintomas, esse exame pode ser solicitado apenas como exame de rotina.

Os valores alteram de acordo com o laboratório e somente o médico poderá avaliar os resultados, levando em consideração sua saúde e outros fatores.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário