DEUS FALA COM O SEU POVO
O Senhor, o Deus El-Shadday apareceu ao povo no Monte Horebe, para lhe entregar o maior legado que se tem notícia até hoje, que nortearia toda a sua convivência, dentro de padrões únicos e exclusivos de seu grande Libertador.
Israel havia se instalado no Egito, havia centenas de anos e aprendera os costumes, os hábitos, os estilos daquele povo, com quem convivera durante gerações. Agora, libertos do seu domínio, foram feitos uma nova nação, e precisavam de leis e normas, preceitos e estatutos, que norteassem seu novo estilo de vida, dentro de uma nova visão.
Então, Deus lhes apareceu, para lhes entregar pessoalmente, o que seria a Constituição do novo país, - Israel - as tábuas dos dez mandamentos, que regeriam a vida nacional, principalmente no tocante aos seus hábitos e costumes.
Foi uma experiência inusitada, nunca vivida, totalmente nova, totalmente desconhecida até então. Moisés levou o povo para fora do arraial ao encontro de Deus e puseram-se ao pé do Monte, onde tiveram a seguinte visão:
Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo;
A sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha;
Todo o monte tremia grandemente;
E o Clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais;
Moisés falava e Deus respondia no trovão.
Todo o povo presenciou.
O povo estava como que assombrado e:
“Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja em vós, para que não pequeis” (Exodo 20.19-20)
Três motivos específicos foram dados para não temerem:
1 – Deus veio, para vos provar;
2 – Deus veio, para que o seu temor esteja em vós;
3 – Deus veio, para que não pequeis.
O povo estava cercado dos cuidados de Deus, para a longa jornada que os introduziria à terra prometida, e por fim, ao seio de Abraão, de quem também nós descendemos na fé. (Gálatas 3.7)
Caro leitor, Não se é povo de Deus pelo fato de se querer ser. O povo de Deus é regido por ensinos oriundos de quem o resgatou: Jesus pagou o preço da nossa redenção. Seja um membro da Sua família na terra, à maneira d’Ele. (João 7.37-38)
Texto do saudoso Pastor José Lúcio Ribeiro Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário