segunda-feira, 15 de abril de 2024

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É ESTOMATITE?



A estomatite é uma inflamação provocada por vírus, que normalmente acomete crianças, bebês e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido por doenças. Ela se caracteriza por lesões (aftas, bolhas e feridas) na boca, além da presença de febre e dor. Na estomatite aftosa as aftas são recorrentes, surgindo a cada 15 dias ou mensalmente, durante pelo menos 1 ano. Geralmente o vírus que provoca a estomatite é o da herpes simples; mas não apenas ele. Esses vírus aproveitam os momentos de baixa imunidade para agir. 

Outras infecções virais, fúngicas e bacterianas também podem provocar a estomatite, além de: tabagismo, etilismo, gengivite, cáries dentárias, úlceras orais, lesões ou traumas na boca, uso de aparelhos dentários, doenças que baixam a imunidade como AIDS e lúpus, assim como sessões de quimioterapia e radioterapia. A estomatite ocorre com mais frequência nas estações frias do ano (outono e inverno), pois é a época que ocorrem mais resfriados e gripes, tornando assim, o sistema imunológico mais vulnerável. A maior incidência dessa doença acontece entre 2 e 5 anos de idade, época que normalmente as crianças vão à escola, estando em contato próximo com os coleguinhas.

Os principais sintomas que a estomatite causa são: erupções arredondadas, surgimento de bolhas que originam as úlceras orais, vermelhidão na gengiva, dores na boca, febre alta, dificuldade para se alimentar, falta de apetite e irritabilidade. O tratamento vai variar de acordo com a causa. Sendo por infecções virais, serão prescritos medicamentos antivirais, além de uma dieta baseada em líquidos e uso de analgésicos tópicos (aplicados direto nas lesões). Há casos que são necessários corticoides para amenizar a inflamação. Sendo causada por bactérias, será necessário o uso de antibióticos. Apenas o médico pode indicar o medicamento adequado para cada caso, assim como a dosagem e tempo de duração do tratamento.

Fique atento! Caso você sofra algum tipo de lesão ou trauma na boca e perceba úlceras e/ou erupções, além de apresentar os sintomas característicos, procure um médico para se consultar. Na consulta ele fará um exame físico, examinado sua boca, além de fazer perguntas acerca do seu histórico clínico. Ele poderá solicitar alguns exames adicionais para determinar a causa ou simplesmente para excluir possíveis condições. Cuidados em casa também são muito importantes. Junto ao tratamento indicado pelo especialista, é válido lavar a boca com água salgada, por exemplo; além de evitar o consumo de alimentos ou bebidas muito frias ou quentes para não agravar os sintomas.

Lave sempre as mãos de forma adequada para evitar contaminações por vírus e bactérias. Fique atento também às mãos de seu filho, pois é comum crianças pequenas levarem as mãos à boca. É essencial manter uma higiene oral adequada, tratando a causa da estomatite.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário