quarta-feira, 8 de novembro de 2023

 Qual a sua real intenção?


A generosidade é algo difícil em alguns momentos, pois na maioria das vezes ela vem acompanhada de sacrifício. Seja sacrificando parte do nosso tempo para servir alguém ou mesmo doando recursos materiais, que várias vezes não temos sobrando, mas o fazemos para dividir com quem precisa.

Por isso, servir e ser generoso é um ato de coragem e de gratidão.

Entrega e devoção

“A gratidão, porém, é um sacrifício que de fato Me honra. Se permanecerem em Meus caminhos, Eu lhes revelarei a salvação de Deus”

Salmos 50:23

Nós precisamos ser generosos, pois através dessa ação, além de servir outras pessoas, expressamos nossa gratidão através da entrega, seja em qual âmbito for.

Mais do que através de recursos materiais ou do nosso tempo doado, nós precisamos olhar para tudo o que nós temos, todas as áreas das nossas vidas, de forma generosa.

A generosidade está na essência do Evangelho. O Pastor Tim Keller disse em uma de suas pregações algo interessante: Jesus Cristo foi o único ser humano que não simplesmente nasceu, mas que foi entregue. Deus entregou, deu, doou seu filho por amor a nós. Cristo entregou-se a si mesmo por amor a nós. Ele se fez pobre para que nós nos tornássemos ricos.

Através dessa entrega de Cristo nós somos apresentados a um conceito de generosidade muito mais profundo. Que é o de nós nos entregarmos a Deus e uns aos outros.

Prazer e obediência

“E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também.

2 Coríntios 8:5

Mais do que doar algo palpável e material, quando somos generosos nós entregamos a nós mesmos, por um propósito e pela causa do Evangelho de Cristo, nos doamos pelas pessoas.

Essa igreja do texto de 2 Coríntios se entregou ao Senhor e também aos irmãos, assim como é a vontade de Deus.

Deus espera que nós nos entreguemos uns aos outros em amor. Sem esperar nada em troca, mas pelo prazer e obediência de ouvir a palavra de Deus e colocá-la em ação, servindo, doando e amando, assim como Ele fez.

Quando somos generosos por vaidades e outras motivações, como o medo de ser punido por Deus, a nossa entrega é para nós mesmos, não por Deus ou pelas pessoas. Nesse mesmo capítulo o apóstolo Paulo fala da importância da doação ser com alegria e amor sincero, não por obrigação.

Coração de servo

“E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus.

Romanos 8:27

Mesmo que sejamos considerados generosos aos nosso olhos e aos das pessoas ao redor. Mesmo que consideremos a nós mesmos “super voluntários” e “hiper servos”, nosso coração pode estar com a intenção errada na hora de agirmos.

Por isso a bíblia fala tantas vezes sobre guardarmos nosso coração e entendermos como ele é a fonte, como o nosso tesouro foi depositado nele por Deus. 

O Senhor sonda os nossos corações e sabe qual é a nossa motivação. Ele sabe os nossos porquês. Por isso, quando você for ser generoso, mais do que focar no quanto você está entregando, foque no porquê você está entregando. Converse com Deus para que Ele alinhe seu coração e motivações ao coração d’Ele e ao que Ele deseja.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário