domingo, 11 de abril de 2021

O que é constipação e quais alimentos funcionam como laxantes naturais

Para tratar constipação intestinal, uma boa dica é consumir frutas como mamão, abacaxi e limão, que têm alto teor de água, fibras e funcionam como laxantes naturais

A rotina de alimentação influencia diretamente no funcionamento do intestino, sabia? Por isso, é muito importante consumir alimentos ricos em fibras e que auxiliam no trânsito intestinal. A constipação, para quem não sabe, é um problema no intestino que causa prisão de ventre (dificuldade de evacuar) e precisa ser tratado a longo prazo. Para te ajudar, nós fizemos uma lista com alimentos que funcionam como laxantes naturais e auxiliam no funcionamento do aparelho gastrointestinal. Confira!

Afinal, o que é constipação intestinal e quais são seus sintomas?

Caracterizada como "prisão de ventre", a constipação intestinal é um problema que acomete diversas pessoas no mundo inteiro - principalmente aquelas que consomem pouca água e fibras no dia a dia. A constipação tende a causar sintomas como dores na barriga, dificuldade para evacuar, fezes ressecadas e, caso avance para um estado mais grave, pode ocasionar outras doenças sérias, como hipotireoidismo, diabetes e até problemas neurológicos. Por isso, é de suma importância ter uma boa alimentação e seguir o devido tratamento contra a constipação.

Recorra aos alimentos laxantes para tratar constipação

Para evitar problemas no funcionamento do intestino, o mais indicado é beber bastante água e manter uma dieta rica em fibras. Elas ajudam a manter o trânsito intestinal, a preservar a microbiota intestinal (microrganismos que vivem no trato digestivo) e ainda ajudam a eliminar substâncias que devem ser descartadas nas fezes (como glicose e gordura). Por isso, as fibras ajudam a prevenir diarreia, constipação e outros problemas relacionados ao sistema digestivo. A água, por sua vez, é fundamental para a formação do bolo fecal, evitando o ressecamento das fezes (sintoma da constipação).

Frutas como mamão, ameixa, laranja e abacaxi ajudam a soltar o intestino

Para tratar a constipação e evitar problemas no intestino, a nossa dica é investir em uma dieta rica em frutas. O mamão, por exemplo, tem alto teor de fibras e água, funcionando como importante laxante. Outras frutas cítricas (como laranja e abacaxi, por exemplo) cumprem função semelhante, bem como a ameixa, o figo, a maçã e a pera que ajudam muito a liberar o intestino.

Abóbora e folhas verde-escuras são essenciais para a saúde do intestino

Além de garantir um bom consumo de frutas, é fundamental incluir vegetais na dieta do dia a dia. A abóbora, por exemplo, é um tubérculo rico em fibras, água, vitaminas e minerais, além de ser considerado um dos principais laxantes naturais. O mesmo serve para as folhas verde-escuras, como rúcula, agrião, brócolis e espinafre, que são ricas em fibras e minerais importantes (fundamentais para o funcionamento do fluxo intestinal). Para garantir o consumo de todos esses alimentos, a nossa dica é investir no preparo de saladas verdes e sopas variadas no dia a dia. Opções bem saudáveis e deliciosas!

Leguminosas e grãos ajudam a tratar constipação e a garantir um bom fluxo intestinal

Na hora de preparar as refeições principais, não tem como deixar de fora os grãos e leguminosas. Alimentos como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico, por exemplo, garantem saciedade e ajudam no funcionamento do trato intestinal (pois têm alto teor de fibras, vitaminas e minerais). O mesmo serve para grãos como arroz, milho e aveia, que têm baixo teor de gorduras e são fontes importantes de fibras. Todos esses alimentos - quando consumidos a longo prazo - têm ação laxante e ajudam a prevenir constipação e outros problemas de intestino.

Obs.: O mel também funciona como grande aliado para tratar prisão de ventre, auxiliando no bom funcionamento do intestino. Por isso, a nossa dica é usar esse ingrediente para adoçar vitaminas, molhos, chás e diferentes receitas no dia a dia.



Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário