REIVINDICAÇÕES DE DEUS
Reivindicações de Deus apresenta a clareza de como o Senhor quer se relacionar com seus filhos. Por filho entendemos, todos os que receberam o poder de serem feitos filhos, nos precisos termos revelados nesta Escritura: “[...] mas todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos de Deus, a saber, aos que crêem em seu nome”.
Conheçamos as reivindicações de Deus. Inicialmente, consultando ao texto bíblico onde Deus as faz:
“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e Andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem? (Deuteronômio 10.12-13-BEE).
Eis o resultado da consulta: Deus está requerendo dos seus filhos, - os crentes salvos foram feitos o Israel de Deus, em Abraão, e filhos de Deus, em Cristo Jesus – que observem os termos por Ele apresentados, ao tempo em que lhes assegura o que diz o texto inicial, e exorta-os a que haja cuidado em observar o que Ele próprio chama de requerimento, porque disto resultará o bem dos que O servem.
Quão importantes são! Podem os Seus seguidores os esquecer? Deus, todavia, não os esquecerá, tendo em vista o permanente benefício: O bem do seu povo. Assim, o Senhor apresenta-lhes o que deve ser prioridade, perguntando-lhes: “Que é que o Senhor requer de ti?”, definindo as reivindicações, para que saibamos que:
O Senhor quer que O temamos; pois, o temor do Senhor é a instrução da sabedoria;
O Senhor quer que andemos em todos os seus caminhos; não abre mão de nenhum;
O Senhor quer que O amemos. O modelo do Senhor está em João 14.23;
O Senhor quer que O Sirvamos, de todo nosso coração, e de toda a nossa alma;
O Senhor quer que sejam guardados; os mandamentos, e os estatutos ordenados;
O Senhor revelou o porquê das reivindicações: Promover o bem do Seu povo.
Deus justifica as reivindicações, exortando: “Ergam os olhos para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial” (Isaías 40.26-BEVP). Atentemos, pois, para as reivindicações de Deus.
Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário