segunda-feira, 6 de julho de 2020


DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É HIPOTIREOIDISMO?


O hipotireoidismo é um distúrbio que afeta uma glândula chamada de tireoide, no qual ela não é capaz de produzir hormônios suficientes para suprir as demandas do organismo. A tireoide é um órgão do sistema endócrino e se localiza na região anterior do pescoço; é um órgão pequeno e é responsável por produzir dois hormônios muito importantes: T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina); são eles que controlam o metabolismo (gasto de energia). 

A produção desses dois hormônios é regulada por outro hormônio chamado de TSH, que é produzido na glândula hipófise. Ele atua como uma espécie de interruptor. Quando faltam o T3 e o T4 no sangue, o TSH aumenta tentando normalizar os níveis hormonais; assim como quando o T3 e o T4 se elevam no sangue, o TSH automaticamente baixa para que eles reduzam também. O hipotireoidismo ocorre quando os níveis do T3 e do T4 estão baixos na corrente sanguínea. 

Isso pode provocar sintomas como fadiga, sonolência, prisão de ventre, dificuldade para perder peso, inchaço, queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, depressão e raciocínio lento. Esse quadro pode ser agudo (por um período curto) ou crônico (por um período longo). Alguns fatores podem desencadear o problema como: existência de doenças autoimunes, tratamento do hipertireoidismo, cirurgia de tireoide, radioterapia, uso de medicamentos, presença de doença congênita, deficiência de iodo e a própria gestação. 

Durante ou após a gestação, algumas mulheres podem desenvolver o hipotireoidismo, pois elas produzem anticorpos voltados para a própria tireoide, o que afeta a produção hormonal. Sem o tratamento adequado, há riscos de um parto prematuro e de pré-eclâmpsia. Isso também pode afetar o desenvolvimento do bebê, pois o cérebro que está em formação necessita receber os hormônios tireoideanos para ter um crescimento ideal. Por isso, é de suma importância que a mulher que tem esse distúrbio procure um endocrinologista o quanto antes, pois assim que engravidar poderá saber a dose certa do medicamento para tomar durante a gestação. 

O tratamento para essa patologia normalmente é com o uso de uma versão sintética do hormônio T4, chamado de levotiroxina. É uma medicação oral que restaura os níveis hormonais ideais e reverte os sinais e sintomas. O médico endocrinologista é quem irá dizer a dose ideal para cada caso por meio do resultado dos exames que verificam o nível do TSH. Geralmente com o uso do medicamento os hormônios voltam ao normal, porém o paciente deve fazer uso dessa terapia hormonal por toda sua vida. Não há como prevenir o hipotireoidismo, mas é importante realizar exames de rotina. Exames de triagem em recém-nascidos pode detectar o quadro congênito e assim, proporcionar um tratamento precoce adequado. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




Nenhum comentário:

Postar um comentário