segunda-feira, 24 de junho de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É ONICOMICOSE?


A onicomicose consiste em uma infecção fúngica que atinge a lâmina ungueal, ou seja, a unha. Os fungos se alimentam de queratina (proteína que forma a maior parte das unhas). Geralmente as unhas dos pés são as mais afetadas pois estão expostas a ambientes mais úmidos, quentes e escuros; ideal para o crescimento e proliferação fúngica. 

Pode ocorrer em apenas uma unha ou em várias. Nos pacientes portadores de AIDS, por exemplo, geralmente há o acometimento de múltiplas unhas. Pesquisas apontam que essa micose atinge cerca de 20% da população mundial, entre 40 e 60 anos. Ocorre mais frequentemente em mulheres (que geralmente frequentam mais manicures e pedicures). Não é comum em crianças, muito provavelmente pelo crescimento acelerado das unhas, dificultando assim o desenvolvimento do fungo. 

Há diferentes fontes de infecção: animais, pessoas, solo, tesouras e alicates. O acometimento inicial pode ser sob a unha (subungueal), nas extremidades (distal) e/ou lateral e superficial. Todas as formas podem gerar um comprometimento da unha por completo. 

Geralmente tem início na borda distal, provocando opacidade. Um dos tratamentos consiste no uso de cremes, esmaltes e/ou soluções. Quando o acometimento é superior a 30% da unha ou de várias unhas ao mesmo tempo, também deve ser feito o tratamento via oral, que dura cerca de seis meses até um ano, de acordo com o crescimento das unhas. O tratamento deve ser prescrito por um dermatologista. É muito importante não interromper o tratamento pois a infecção ainda pode estar presente, mesmo o paciente achando o aspecto da unha melhor. 

A desistência do tratamento leva a uma cura incompleta. As alterações na unhas podem ser uma manifestação de alguma doença sistêmica, diante disso é importante evitar terapias caseiras e indicações de profissionais não médicos. A melhor opção é buscar ajuda de um médico dermatologista.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário