sábado, 6 de novembro de 2021

O ALCANCE DO EVANGELHO DE CRISTO 

Entre os muitos significados que as escolas teológicas escreveram sobre o evangelho, a definida pelo apóstolo Paulo é a mais precisa, eficiente, completa, porque inspirada pelo Espírito Santo: “Não me envergonho do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, porque é o poder de Deus, para a salvação daquele que nele crê” (Romanos 1.16).

Fundamentados nesta definição, podemos descobrir qual é o alcance do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, como o poder de Deus que salva a todo o que crê. 
1 - Salva da pena do pecado, para levar-nos a Deus (I Pedro 3.18)
2 - Salva do poder do pecado (Romanos 6.7, 14 e I Pedro 1.4-5).
3 - Salva do poder e da influência do mundo mau (Gálatas 1.4-24). 
4 - Salva do poder da lei do pecado e da morte (Romanos 8.2; Gálatas 3.24).
5 - Salva da ira vindoura e da condenação (I Tessalonicenses 1.9-10).
6 - Salva da escravidão e liberta das garras satânicas (Atos 26.18).

O evangelho faz milagre; faz proezas; justifica-se no poder de Deus que há em si. Também conserva o crente salvo indiferente ao pecado:
Pela fé do Senhor Jesus, porta do Sistema da Graça de Deus.
Pela esperança que tem na eternidade com Deus. 
Pelo amor de Deus que excede a todo o entendimento 
Pela paz de Cristo que excede a todo o entendimento
Pela comunhão com o Pai e com o Seu Filho Jesus Cristo; 
Pelo prazer de andar na luz do Senhor;
Pelo prazer de observar a palavra de Deus.

O alcance do Evangelho é imensurável! Pelo evangelho nos aproximamos de Deus, por meio do Seu Filho amado, Jesus Cristo, como está escrito: “em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1.13).

Assim, o homem precisa, urgentemente, arrepender-se dos seus pecados e crê em Jesus, como diz a Escritura, constituindo-O como seu único e suficiente Salvador, ou estará fadado a ser tragado por Satanás (I Pedro 5.8); e pior do que isto é ser rejeitado para sempre por Deus que embora, rejeitado, o destinou a ser eterno, privilégio perdido com a queda, em face do crime espiritual cometido: A desobediência. Convertei-vos, pois, assim diz o Senhor!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário