BUSCANDO O ABSTRATO NECESSÁRIO
Buscando o abstrato necessário, nos remete para o pensamento: “O essencial é invisível aos olhos, só se ver bem com o coração”. Existem coisas em nossas vidas, que, no primeiro momento da sua ausência, se percebe quanta falta faz.
Estou falando da paz; sobretudo, da “Paz de Deus que excede a todo entendimento” (Filipenses 4.7). Não é visível, mas, é perceptível, e marca presença no coração.
Há uma receita para obter-se esse bem tão precioso: A paz! Ela anda par e passos, com outro bem maior: O amor. “O amor de Cristo, que excede todo entendimento”.
Desfrute dos seus benéficos efeitos e veja como adquiri-la:
Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
Pois, quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o bem, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. (I Pedro 3.8-12)
Todas essas virtudes contidas nesse texto são úteis e necessárias; sobre a paz, porém, há distinção: “Quem quer amar a vida, e ver dias felizes, [...] busque a paz e empenhe-se por alcançá-la”.
Tudo pode ser diferente à família, se suas lideranças se dispõem a buscar esse bem de tão refinado valor: A paz. Isto requer cuidados especiais, para está unida ao amor.
Interessante é observar, que tudo depende de se querer amar a vida e ver dias felizes. A precisão do ensino divino é tamanha, que Deus deixa por conta de quem quer amar a vida e ver dias felizes. Você é essa pessoa? Não basta buscar com empenho; é preciso segui-la. Outra recomendação da Palavra de Deus ensina: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. (Hebreus 12.14)
Portanto, buscar a paz, empenhar-se por alcançá-la e segui-la, requer cuidado e querer, aliando-os à santificação. Que haja determinação em alcançá-la. Não perca o rumo, nem o rastro, siga-a. Há de ver quão necessária ela é à vida, principalmente no lar.
Texto do saudoso Pastor José Lúcio Ribeiro Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário