segunda-feira, 13 de agosto de 2018

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE É HIPERIDROSE?


Essa doença se caracteriza por uma produção excessiva de suor, provocando uma transpiração não prevista até mesmo quando se está em um ambiente com a temperatura mais baixa ou em repouso. A sudorese (suor) é uma condição normal do nosso organismo pois auxilia a manter a temperatura, mantendo assim o corpo frio. Todos os indivíduos suam, o que é absolutamente normal, principalmente naqueles dias mais quentes, em situações de raiva, estresse, nervosismo, medo e durante ou após a prática de exercícios físicos; contudo, um suor anormal pode ocorrer em situações além dessas citadas, o caso da hiperidrose. Os pacientes portadores dessa doença apresentam glândulas sudoríparas hiperfuncionantes e essa sudorese leva à sensação de desconforto físico e emocional. 

Quando a hiperidrose afeta pés, mãos e axilas é chamada de primária ou focal. Normalmente nesses casos nenhuma causa é encontrada, diante disso os médicos acreditam que trata-se de um problema hereditário. Ela geralmente surge na infância ou adolescência e o paciente não sua enquanto dorme ou está em repouso. Quando provém de alguma condição médica ou como efeito colateral de uma medicação, é conhecida por hiperidrose secundária e a sudorese pode ocorrer em todo o corpo ou somente em uma área específica e o paciente pode transpirar de forma excessiva até mesmo durante o sono. 

Geralmente surge na fase adulta. Dentre as principais causas estão doença cardíaca, doença pulmonar, hipertireoidismo, menopausa, câncer, doença de Parkinson, distúrbios de controle de glicose, lesão na medula espinal, derrame, tuberculose ou outras doenças infecciosas, algumas medicações específicas, substâncias de abuso e condições relacionadas à ansiedade. O tratamento para a hiperidrose é clínico ou cirúrgico. Para os casos mais leves podem ser prescritos medicamentos de uso oral e uso tópico, além disso a aplicação da toxina botulínica (botox) pode auxiliar no controle da sudorese. Para os casos mais graves pode haver indicação cirúrgica. Na cirurgia são retiradas as glândulas sudoríparas das axilas ou os gânglios.

Uma transpiração extrema pode ser muito constrangedora e desconfortável, causando ansiedade ao paciente, perturbando assim nos aspectos como atividades recreativas, na escolha de uma carreira e até mesmo nos relacionamentos e autoimagem. Sendo assim, é muito importante procurar um médico para realizar o tratamento adequado o quanto antes.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário