Como você pode vencer a Ira, mesmo que pareça difícil
A palavra “irado” já faz parte do cotidiano das pessoas, termos como: Hoje fiquei irado no trabalho, hoje fiquei irado com o transito, hoje fiquei irado com meu filho. Já fazem parte do dia a dia.
A ira é um estado de espirito, perigoso e prejudicial. Levando a pessoa a ser insensata ou seja sem sabedoria.
Causando muitas vezes estragos irreparáveis, como brigas no transito e discussões desnecessárias.
Além da ira fazer muito mal para a saúde do individuo.
Já aqui, podemos ver alguns exemplos bíblicos do que fazer nos momentos que a ira quiser dominar: Se a ira de uma autoridade se levantar contra você, não abandone o seu posto; a tranquilidade evita grandes erros. (Eclesiastes 10:4)A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas. (Provérbios 19:11)
Mas vamos aprender mais, através da bíblia, como vencer a ira desenvolvendo o autocontrole.
Continue lendo, para aprender vencer a vencer esse mal.
A ira é um sentimento destruidor
“Irada” é aquela pessoa que não consegue se controlar “que tem pavio curto”, “Que chuta o balde” e “tem sangue quente”.
A pessoa que sente ardor, furor e raiva, está no caminho da ira. E esse mal gera o descontrole emocional, levando a atitudes impensadas.
Um personagem bíblico que representa bem o estado de ira, era Esaú(Gênesis 27.41).
Mas a bíblia traz mais uma advertência sobre a ira: melhor será que temam a espada, porquanto por meio dela a ira lhes trará castigo, e então vocês saberão que há julgamento”. (Jó 19.29 NVI).
No deserto Israel murmurou e deu lugar a ira. A consequência disso foi que uma geração inteira de Israelitas não puderam entrar na terra prometida.
Esse mal nos impede de alcançar as promessas de Deus.
A ira é pecado, pois vai contra o padrão divino da paciência(Nm 14.18).
Esse conselho bíblico dado por Tiago também e importante: Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus (Tg 1.19,20).
A ira gera focos de resistência a Deus
Israel no deserto foi contra a liderança de Moisés(Nm 14.1-5).
O povo cometeu atos impensados, quiseram ate mesmo apedrejar Josué e Calebe(v.10).
A ira leva atitudes de resistência e de dureza de coração, levando a pessoa a se voltar até mesmo contra autoridade de Deus.
Moisés o homem mais manso da terra(Nm 12.3) também teve um momento onde ficou irado, e em vez de falar a rocha, bateu nela (Nm 20.8-11). Isso impediu Moisés de entrar na terra prometida.
Vemos aqui como esse mal não agrada a Deus.
A ira e realmente um pecado destruidor. Destrói a percepção da pessoa, não deixando que ela ouça os bons conselhos. O ardor do momento pode trazer consequências que não tem volta.
Por isso se você tem ficado irado, veja agora como vencer esse mal.
Deus sempre nos da estrategias, para vencer aquilo que não agrada a Ele, creia.
Lei também: Como vencer a incredulidade e aumentar sua fé
A ira pode ser vencida pela Palavra de Deus
Existem dois tipos de ira:
- A ira contra o pecado: Ira equilibrada que se manifestas contra atitudes injustas e pecaminosas. Foi o que Jesus fez tirando os vendedores do templo.
- A ira diabólica: Que o foco do nosso estudo. Que se manifesta por meio de atitudes de rancor magoa, opressão e etc. Ela é destruidora.
O segundo tipo de ira se manifesta, em momentos onde falta a sabedoria: Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. (Eclesiastes 7:9)
Para vencer esse mal, não podemos abrigar ódio, rancor, mágoa em nossos corações. Eles são os ingredientes para a ira. Também não podemos deixar o estresse do dia a dia dominar.
Todas as nossas ações e Palavras devem ser pensadas duas vezes. Se alguém nos fez o mal precisamos responder com o bem: Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos 12:20,21)
E tudo isso que falei ate aqui, a gente só alcança de uma forma. Com o Amor de Deus em nosso corações.
O amor dEle serve como freio para esse estado transitório de fúria.
O amor de Deus, através do Espirito Santo(Rm 5.5) nos constrange a pensar duas vezes antes de tomar uma atitude.
Esse amor também nos ajuda a perdoar e não guardar rancor.
O amor de Jesus em nossos corações nos ajudam a suportar as calunias, difamações, injustiças e outras coisas semelhantes sem perdemos a compostura.
Como servo de Jesus precisamos desabafar com ele o que está acontecendo. Precisamos contar pra Ele, através da oração.
Pois só ele tem a sabedoria exata para te ajudar nessa situação. Leia a Palavra, ela é o guia certo para vencer a ira(Efésios 4.26,27).
Quando agimos com amor Jesus nos abençoa. Por isso permita o sábio controle, da parte do Espirito Santo, em sua vida(Efésios 5.18).
Conclusão
A ira faz parte do “velho homem” quem está em cristo nova criatura é. Nosso caráter regenerado e dominado pelo Espirito Santo.
Nos permitira manifestar o caráter de cristo em nos através do amor, paciência, longanimidade, domínio próprio e etc. Leia Gálatas 2.22,23.
Pratique o amor ao próximo no seu dia a dia e a ira desaparecerá, experimente. Pequenas atitudes vão mudar suas demais atitudes.
Fonte: evangelicoblog.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário