INTERAÇÃO DOS IDOSOS COM OS MOÇOS
O tema: Interação dos Idosos com os Moços tratará de conscientizar os que vivem a terceira idade, mais adolescentes, jovens e adultos, a trabalharem o seu relacionamento de modo respeitoso, cônscios de que é possível fazê-lo.
É oportuno atentar para este pensamento: “Para que haja bom regime entre os povos, é necessário que os moços sejam à força dos velhos e os velhos, o conselho dos moços”. (Dulce dos Reis – Ensinando a Bíblia aos Filhos).
Essa interação respeitável, inteligente e benéfica, pode perfeitamente, clareará o raciocínio de ambos, para fazerem cumprir esse consagrado dever.
A Palavra de Deus recomenda:
“[...] Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade e paciência. As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem às mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, (cada uma) sujeita a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada” (Tito 2.1-5).
A vontade divina é que convivam em harmonia, conhecendo os seus limites. Há instruções para os mais novos, em relação aos mais idosos; e há também, ensinamentos para os idosos em relação aos moços. Essa interação manifesta a vontade daquele que nos chamou das trevas par sua maravilho luz: Jesus Cristo.
O texto acima diz com clareza:
1. Que os velhos sejam sóbrios, prudentes, sãos na fé, na caridade e paciência.
A ausência destas qualidades dificulta a boa convivência com os mais novos, principalmente nos dias atuais, onde ver-se pouca disposição de obediência à palavra.
2. Que as mulheres idosas, sejam semelhantes àqueles, e vivam de modo sério, que não sejam caluniadoras, nem dadas a muito vinho, mestras do bem.
As mulheres mais novas precisam aprender lições de amor pelos seus maridos e pelos seus filhos como boas donas de casa e sujeitas a seu marido, em testemunho da sua comunhão com Deus.
Tais cuidados não permitirão que a palavra de Deus seja blasfemada. Este é o modo correto de ser cristão.
O ideal é que idosos e moços conheçam e respeitem seus próprios limites; então, interagirão pacificamente e em harmonia. Deste modo, exaltarão o nome do Senhor e à Sua Palavra.
Texto do saudoso Pastor José Lúcio Ribeiro Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário