quarta-feira, 12 de abril de 2023

 O que eu fiz para Deus?

Nós passamos por algumas aflições em nossas vidas. Somos humanos e é normal que nem tudo seja perfeito.

Mesmo que a grama do seu vizinho pareça mais verde, não é. Todos passamos por dificuldades.

Altos e baixos

“Pois o sofrimento não brota do pó, e as dificuldades não nascem do chão. No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. ‘Mas, se fosse comigo, eu apelaria para Deus. Apresentaria a ele a minha causa.”

Jó 5:6-8

Existem momentos em que as dificuldades são menores e rapidamente resolvidas sem dores de cabeça. Houve épocas em que eu e minha família estávamos na melhor fase de nossas vidas, tanto espiritualmente como também emocionalmente e financeiramente. Logo depois, tudo parecia se bagunçar. Parecia que estávamos sendo retirados à força daquele momento de maior tranquilidade. E então vinham as dificuldades.

Nos momentos difíceis, se não focarmos em Deus, podemos perder algumas noites de sono. Nesses momentos nós sempre nos questionávamos com a pergunta do título: “O que eu fiz para Deus?“.

Não dificulte a fotossíntese

Você não fez nada para Deus, pois Ele não muda conforme nossas obras, sejam elas boas ou más.

Em algumas situações você até mesmo pode ter dado bons frutos. Deus não está te cortando, Ele está te podando.

Como vemos em João 15, verso 2:

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele corta. E todo que dá fruto Ele poda, para que dê mais fruto ainda.”

Toda a árvore e plantas que não são podadas, têm seu crescimento limitado. Isso porque os galhos mortos nelas podem impedir passagem de luz, água, ar… e isso dificulta que se alimentem, ou seja, façam fotossíntese.

Tirar esses galhos mortos de nós pode doer muito. É algo difícil de fazermos sozinhos. Assim como para podar uma planta é necessário alguém que conheça do assunto, também nós devemos ser podados por Aquele que nos conhece profundamente.

Gere novos frutos

Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina. Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Hebreus 12:7

Se Ele te poda, é porque Ele quer que você gere mais frutos!

Conforme nós geramos frutos, Deus deseja que cheguemos a novos níveis com Ele. Mas para isso Ele precisa nos limpar e abrir espaço para a luz da palavra d’Ele passar, pois a nutrição que precisamos está em Sua Palavra. Como está escrito em Mateus 4:4, “nem só de pão o homem viverá, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.

Não estou falando que é sempre assim. Existem sim as consequências de nossos erros, que também podem nos tirar de um lugar de calma e nos levar para um momento conturbado.

Mas Deus sabe que por sermos humanos nós estamos suscetíveis a diversos erros, especialmente nas horas em que não O consultamos antes. Em momentos assim também podemos recorrer a Ele e, através dessa nossa entrega, o Senhor pode, com graça, usar a situação para sermos podados e moldados.

Permita-se ser podado

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”

Salmos 46:10

Cada poda feita tem um objetivo específico. Nenhuma planta ou galho pode ser tirado da árvore sem um motivo. Caso contrário, ao invés de ajudar, podemos atrapalhar o desenvolvimento dela.

Se tentarmos podar a nós mesmos, podemos acabar tirando plantas e galhos novos que Deus quer usar, atrapalhando os planos d’Ele em nossas vidas. Em contrapartida, podemos estar deixando partes mortas que não nos servem mais, achando que Deus ainda tem um plano para aquilo.

Deixe Ele fazer. Apresente a Ele sua vida. Permita que Ele abra espaço para entrar mais da luz d’Ele em cada detalhe do seu ser.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário