DICA DE SAÚDE DA SEMANA
UROCULTURA
A urocultura é um exame de urina que tem o objetivo de identificar uma infecção urinária, assim como qual a bactéria que a está causando. Os rins e a bexiga são estéreis, ou seja, não existem micróbios presentes. Sendo assim, a presença de uma bactéria na urina é um indicador muito forte de infecção. Porém nem sempre a presença de bactérias indica infecção ativa. Algumas podem colonizar a uretra e a bexiga sem causar a doença.
O exame pode ser realizado durante qualquer hora do dia, entretanto o ideal é a coleta da primeira urina da manhã. O recipiente para a amostra de urina deve ser estéril; pode ser comprado na farmácia, contudo é oferecido gratuitamente pelo laboratório onde se fará a análise do material.
Quando o médico solicita a urocultura com o antibiograma (ATB) ou com o teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA), significa que o exame também apontará os nomes dos antibióticos a que a bactéria é sensível ou resistente, direcionando assim o tratamento.
O preparo para a realização do exame é simples. É importante lavar bem a região íntima antes e desprezar o primeiro jato da urina; em seguida, coletar o resto no recipiente adequado. Essa urina coletada pode ficar até duas horas em temperatura ambiente para logo ser entregue ao laboratório. Passando desse tempo, deve ser conservada na geladeira. Não há necessidade de jejum para realização desse exame.
Esse exame é bem comum durante a gestação, pois o obstetra irá avaliar se a gestante está ou não com infecção urinária. Essa avaliação é de suma importância, pois se não tratada adequadamente, essa infecção pode levar a um parto prematuro.
É válido lembrar que a urocultura não detecta a gravidez; apenas indica a presença da infecção urinária. Para detectar a gravidez há um exame específico que indica a presença do hormônio hCG na urina.
A urocultura, assim como qualquer outra análise, deve ser interpretada por um profissional qualificado.
Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino
Nenhum comentário:
Postar um comentário