sábado, 7 de novembro de 2020

Por que a mulher saiu da costela de Adão e não de outra parte? Tem explicação?

Por que a mulher veio da costela?

(1) Quando Deus resolve criar a mulher observamos muitos detalhes fascinantes no texto: “Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe” (Gênesis 2:21-22). Inicialmente conseguimos observar a natureza descritiva do texto, ou seja, ele tem como intenção principal mostrar que Deus é o criador da mulher e que ela vem de uma parte do homem. O autor não pretende explicar muitos porquês das formas como Deus fez e nem o significado de cada ação no texto. Para alguns isso basta, porém, o estudante curioso começa a perguntar: por que a costela? Por que o homem precisou dormir? E outras perguntas!

(2) É claro que de forma objetiva esse tipo de pergunta não é respondida no texto, ou seja, não dá para afirmar de forma exata esses porquês. Não está registrado com tantos detalhes quanto os curiosos estudantes queriam. No entanto, isso não nos impede de pensar, de refletir, de usar nosso aprendizado para tentar entender essa história, claro, no campo da hipótese e das possibilidades. Vamos fazer isso? Vamos tentar entender por que Deus usou a costela de Adão para fazer Eva?

(3) Motivo científico? Com o avanço da ciência descobriu-se que o nosso corpo tem um tipo de célula chamado de células-tronco. Elas “são células jovens que apresentam a capacidade de auto renovação (geram células filhas idênticas em forma e função a si próprias) e de originar todas as células do sangue. Além disso, as recentes pesquisas mostram a possibilidade da Célula-Tronco regenerar outros órgãos e tecidos não pertencentes ao sistema sanguíneo” (Crio Gênesis). E qual é um dos lugares do corpo em que encontramos esse tipo de células-tronco? Sim, dentro do tutano de ossos, especialmente o das costelas! Por isso, podemos ver um motivo científico na decisão estratégica e precisa de Deus de formar a mulher a partir da costela do homem. Ali tinha material para fazer uma mulher completa, idônea ao homem! Claro, isso não diminui o poder de Deus, antes, o coloca em um nível incrível, onde Ele também usa o natural junto ao sobrenatural!

(4) Motivo filosófico? Esse motivo não exclui o motivo científico acima. Para alguns ele o complementa. Os que pensam nesse motivo refletem que Deus tirou uma parte que fica ao “lado” do homem e fez a mulher. Isso indicaria sua parceria, seu lugar especial. A mulher, então, não está nem acima, nem abaixo, nem atrás, mas ao lado! O homem diz algo bem interessante sobre isso ao ver Eva: “E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gênesis 2:23). Note a forma carinhosa, amorosa e contemplativa do homem para com a mulher feita de uma parte de seu “lado”, de sua costela! Temos, de fato, a visão de alguém que contemplava uma parceira totalmente idônea!

(5) Por fim, como disse acima, esse é um exercício apenas contemplativo. O texto, de forma direta, não pretende dar todas as respostas. No entanto, é fascinante pensar como nosso Deus fez as coisas de forma tão incrível e grandiosa! Como Ele encaixou cada parte no todo da Sua criação. Como Ele trabalha o natural e o sobrenatural de forma harmoniosa para nos abençoar, já que o poder Dele não tem limites. No final das contas, a lição principal que fica, porém, não é entender porque Deus escolheu a costela, mas: quão grande é o Deus da criação e como Ele faz as coisas de forma magnifica e grandiosa!

 Postado por Presbítero André Sanchez


Fonte: https://www.esbocandoideias.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário