terça-feira, 31 de março de 2020

ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo e irmão Jaianderson Lima de Mipibu/RN

 A amiga Ana Maria de Mipibu/RN

 A amiga Ana Júlia Amâncio de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




segunda-feira, 30 de março de 2020

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CERATOCONE?


O ceratocone consiste em uma condição de saúde que provoca uma deformidade progressiva na curvatura da córnea (estrutura transparente que faz o revestimento da parte anterior dos nossos olhos), levando a um afinamento em forme de cone. 

A córnea fica localizada na parte anterior do globo ocular, compondo a parte fibrosa do olho; tem como principais funções proteger o resto do olho contra poeira, germes e materiais irritantes ou nocivos e agir como lente mais externa do olho, dobrando a luz recebida internamente e direcionando-a para a retina (camada membranosa de células sensíveis à luz). 

Ao passo que a córnea vai afinando, há uma perda de acuidade visual, ou seja, clareza da visão do paciente. Essa perda pode ser moderada ou grave, isso dependerá da quantidade de tecido que é afetado. A doença geralmente surge na adolescência, podendo haver progressão gradual até os 30 anos de idade. O agravamento dessa condição pode levar a problemas como astigmatismo e miopia (outros problemas de visão), provocando sintomas como uma visão distorcida e embaçada, causando dificuldade em realizar tarefas simples como dirigir ou ler. 

O ceratocone apresenta quatro fases de evolução: Inicial (sintomas leves corrigidos com o uso de óculos), fase II (o uso dos óculos não é suficiente; há astigmatismo elevado, afinamento e saliência corneana e o paciente só consegue manter a acuidade visual se o astigmatismo for corrigido com o uso das lentes de contato rígidas), fase III (córnea proeminente, saliente e irregular; já se encontra bem comprometida. 

Nessa fase, pode ser preciso a adaptação de uma lente de contato gelatinosa por baixo para proteger a córnea, e uma lente de contato rígida por cima para corrigir o grau) e fase IV (a lente não para mais no olho ou a córnea se torna opaca, provocando deficiência na visão; nesses casos é indicado o transplante de córnea). Especialistas acreditam que essa doença ocorre por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. 

Os fatores de risco para alguém desenvolver o ceratocone são histórico familiar da doença, coçar muito os olhos e com muita frequência e ter algumas condições prévias de saúde como retinite pigmentosa, rinite alérgica, asma e Síndrome de Down. O ceratocone normalmente afeta os dois olhos, mas a condição pode ser diferente em cada olho, assim como os sintomas. 

No estágio inicial, os sintomas que podem surgir são desfoque na visão, visão levemente distorcida em que linhas retas parecem onduladas ou dobradas e fotofobia (aumento da sensibilidade à luz). Para o diagnóstico, o médico irá revisar seu histórico médico e familiar e realizará o exame refratométrico (medida do grau do óculos), assim como a ceratometria (medida da curvatura corneana), por isso é de suma importância procurar um oftalmologista se sua visão estiver piorando rapidamente; o diagnóstico precoce é a chave do tratamento de sucesso.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino




ANIVERSARIANTES DO DIA!

 A amiga Marilda Vicente de Mipibu/RN

 A amiga Luiza Freire de Mipibu/RN

O amigo e irmão Jorge Silva de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



domingo, 29 de março de 2020

A obra de Deus em mim ainda não terminou, diz idosa de 90 anos curada do coronavírus

Geneva Woods (deitada) se recuperou do coronavírus com mais de 90 anos. (Foto: Instagram / Reprodução)

Uma nonagenária do estado de Washington que foi diagnosticada com o novo coronavírus após um surto recair sobre a casa de repouso onde estava e se recuperou completamente.
Geneva Wood, 90, sofreu um derrame logo após o Natal e morava no ‘Life Care Center’, em Kirkland, onde posteriormente contraiu o COVID-19. De fato, antes de ser infectada pelo vírus, ela estava a poucos dias de receber alta.
Então o surto começou e o Centro foi trancado. Nenhum dos idosos poderia sair de lá.
A família de Wood ficou arrasada ao descobrir que, assim que ela estava se recuperando de um derrame, ela havia sido infectada com um vírus que varria o mundo. Mas a avó de 90 anos tinha uma visão totalmente diferente.
"Vou lutar contra isso pela minha família e deixar todo mundo orgulhoso", disse ela à filha, Cami Neidigh. Wood tem cinco filhos, 11 netos, 12 bisnetos e três tataranetos.
Neidigh descreveu sua mãe como "uma sobrevivente" e uma mulher "muito determinada", mas chegou um momento em que ela estava realmente preocupada que sua mãe sucumbisse ao coronavírus.
“Quando ela caiu e quebrou o quadril, eu sabia que ela ficaria decepcionada e ficaria um pouco deprimida por um tempo, [mas] eu sabia que ela se levantaria novamente e faria de tudo para melhorar”, ela lembrou. “[Mas quando] eles a levaram para Harborview [para um teste de coronavírus] e a isolaram foi quando comecei a me preocupar. Ela precisa da família dela. Ela não fica muito bem sozinha. Eu estava com medo de que ela desistisse. Ela ela estava se recusando [a aceitar a doença], até que o médico nos ligou com preocupações de que eles achavam que ela não iria conseguir e pedindo que nós fôssemos ao hospital ".
Eventualmente, sua infecção progrediu a tal ponto que ela não podia mais receber visitas — mesmo que sua família se vestisse com roupas de proteção, como estavam fazendo. Em vez disso, as enfermeiras organizavam videoconferências duas vezes por dia. A família de Wood estava esperando o inevitável: eles tinham certeza de que ela iria morrer.
Porém, Wood não estava desistindo. Ela continuou lutando contra os sintomas do coronavírus.
Após uma série de testes, em 22 de março, os médicos disseram que seus resultados para o COVID-19 finalmente voltaram negativos. A equipe médica que cuidava de Wood disse que ela estava livre de coronavírus ao entrar no quarto — todos sem máscaras.
Neidigh descreveu a recuperação de sua mãe como "um verdadeiro milagre".
"Nós a abraçamos, seguramos a mão dela e dizemos quantas pessoas ela inspirou", disse ela, notando que entrou no carro e correu para a casa de repouso assim que ouviu as notícias. "Contrair esse vírus não é necessariamente uma sentença de morte para idosos ou qualquer pessoa", continuou Neidigh. “Tenha mais medo de espalhá-lo. É um alerta para cuidarmos uns dos outros. Encontre maneiras positivas de ajudar os outros”.
Nas palavras de Woods, sua cura é a prova de que Deus ainda tem planos para a vida dela.
"Este é um presente de Deus, Sua obra em mim ainda não terminou!", disse ela.
Até o momento, mais de 115 mil pessoas já foram curadas do coronavírus em todo o mundo.

Fonte: Guia-me



ANIVERSARIANTES DO DIA!

 O amigo Jair Cabral de Mipibu/RN

 A amiga Keilha Nerino de Mipibu/RN

Nosso tio José de Lima Revoredo de Mipibu/RN





O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.

sábado, 28 de março de 2020

Pastores, preguem, as pessoas precisam’, pede ministro da Saúde

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em videoconferência com governadores do Centro-Oeste. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu nesta quarta-feira (25) o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que fez um pronunciamento criticando medidas de isolamento social adotadas no Brasil contra o novo coronavírus (Covid-19).
Em entrevista coletiva realizada de forma remota, Mandetta disse que a economia não deve ser deixada de lado no momento de crise por causa da epidemia. 
“A gente precisa também pensar em tudo isso, e eu vejo nesse sentido a grande colaboração da fala do presidente, de chamar a atenção de todos que é preciso pensar na economia. A maneira como vamos fazer isso será junta”, observou.
Mandetta disse que a quarentena foi pensada de forma “precipitada e desarrumada” e defendeu um melhor diálogo entre o Ministério da Saúde e governadores
“A saúde não é uma ilha, não vamos tratar isoladamente, não existe só coronavírus. Eu tenho recebido médico que está fechando consultório de pediatria, clínicas de ultrassonografia. A vida continua. Outras doenças acontecem, as pessoas têm necessidades”, afirmou o ministro.
Mandetta defendeu outros meios para se organizar uma quarentena, baseando-se, por exemplo, nos números de casos de cada estado. “Tem várias maneiras de fazer quarentena, a horizontal, a vertical, isso tudo tem um bando de gente estudando. Não vamos fazer nada que a gente não tenha confiança. Antes de adotar o fecha tudo, existe a possibilidade de trabalhar por bairro, existe a possibilidade de fazer redução em determinados aparelhos”, disse.
O ministro também defendeu a reabertura das igrejas, pedindo apenas que os fiéis não se aglomerem. “Oração é bom. Me perguntaram outro dia se as igrejas devem estar abertas ou fechadas. Que fiquem abertas, só não se aglomerem. Mas rezem, orem”, pediu. 
“Fé é um elemento de melhora da alma, do espírito. Pastores, padres, preguem pela televisão, preguem pela internet, as pessoas precisam. Façam suporte telefônico”, acrescentou.
Mandetta disse também que fica no cargo e só sai quando o presidente achar que ele não serve ou se ficar doente.
“Eu vou deixar muito claro: eu saio daqui na hora que acharem que eu não devo trabalhar, que o presidente achar, porque foi ele que me nomeou. Ou se eu tiver doente, o que é possível, eu ter uma doença, ou no momento que eu achar que esse período todo de turbulência já tenha passado e que eu possa não ser mais útil. Nesse momento de crise agora, eu vou trabalhar ao máximo. Equipe está todinha focada. Nós vamos trabalhar com critério técnico”, disse o ministro.

Fonte: Guia-me



ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga e irmã Janiceli Sales de Mipibu/RN

  A amiga e irmã Erica Lima de Mipibu/RN

A amiga Ana Maria de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.