quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

O ESPÍRITO SANTO E SEUS ATRIBUTOS

O Espírito Santo integra à Trindade divina; é uma pessoa inseparável do Pai e do Filho, e os três: Pai, Filho e Espírito Santo, são coeternas e coiguais. O objetivo desta reflexão é pôr o leitor em conexão com Suas ações, que são semelhantes às do Pai, e às do Filho.


O Pai é o Deus Todo-Poderoso: “Porque ao Filho, o Pai, Deus, o selou” (João 6.27). É também, o Gerador: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei” (Salmo 2.7).

Jesus Cristo é o Filho de Deus: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei” (Salmo 2.7 
O Espírito Santo também é Deus: “O Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vos” (João 14.17). Ele convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 6.8-11). 

Listamos a seguir, oito dos muitos atributos, que o identificam como Deus:
1 - Vida. “[...] o Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.2).
2 - Verdade. “Mas, quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade, [...]” (João 16.13).
3 - Amor. “E rogo-vos, irmãos por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus” (Romanos 15.30). 
4 - Santidade. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar, de tudo quanto vos tenho dito” (João 14.26).
5 - Eternidade. “[...] o sangue de Jesus Cristo, que pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo” (Hebreus 9.14).
6 - Onipresente. “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14.11) 
7 - Onisciente. “Mas um só é o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (I Coríntios 12.11).
8 - Onipotente. “Ora, o Deus de Esperança vos encha de todo gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15.13).

O Espírito Santo é o Deus de quem eu sou e a quem eu sirvo. O Deus Tri-Uno! Aleluia!


Texto do pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário