quarta-feira, 2 de março de 2022

O REINADO DA MORTE EXPIROU 

Este tema é prolixo, mas necessário. O condensarei de tal maneira, que o leitor o aprecie e proveito os ensinos dele advindos. Tomamos por base o texto bíblico que diz: “A morte reino desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir” (Romanos 5.14).

A morte reinou! Como entender isto? São coisas que só Deus explica em Sua Palavra. Releia o texto inicial e terá uma noção. “A morte reino desde Adão até Moisés”. Por que isto? Não foram sempre pecadores? Sim! Por certo. Acontece que esse período não havia uma norma divina como a Lei de Moisés. Obviamente, só se infringe ou viola-se uma norma, quando ela existe. Depreende-se que, de Adão até Moisés, “Eles traspassaram o concerto como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim”, diz o Senhor. (Oséias 6.7). 

Observem que mudança Deus propôs: “Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida” (Romanos 5.17-18).

Chamo a atenção para esse desfecho: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a obediência abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 5.20-21).

O reinado da morte expirou, feneceu. Veio Jesus Cristo, o Filho de Deus, e nos trouxe a vida. São suas as palavras: “[...] Eu vim para tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10). Grande amor de Deus! Ele deu o Seu Filho unigênito, para morrer em meu lugar, a fim de me resgatar da morte. 
Quer ter a vida eterna? Jesus Cristo a oferece gratuitamente. Ele pagou o preço morrendo em seu lugar. Creia!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário