A ELEIÇÃO DO CRISTÃO VERDADEIRO
O verdadeiro cristão é aquele que crê em Jesus Cristo como diz a Escritura, na qual ficou estabelecido o parâmetro da fé: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. Isto disse Jesus do Espírito, que haviam de receber os que Nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (João 7.38-39).
Deus, o Pai, Elegeu o cristão verdadeiro, com a participação do Filho, Jesus Cristo e do Espírito Santo; como está escrito: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: [...]” (I Pedro 1.2). Vemos em destaque a Trindade:
Eleitos segundo a presciência de Deus Pai;
Em santificação do Espírito;
Para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo.
Assim, temos a união das três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo, trabalhando na feitura do homem: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança [...]” (Gênesis 1.26) e, também, na sua eleição, de modo que:
O Pai criou o homem, cujo pecado o destituiu da Sua Glória;
O Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, deixou sua habitação celestial e veio ao mundo restaurar a comunhão do homem com Deus;
O Espírito Santo foi enviado ao mundo pelo Pai, a pedido do Filho, a fim de ensinar, guiar e consolar os seus eleitos em todos os Seus caminhos.
Assim, a Bíblia revela com clareza: (a) - Deus como nosso Pai; (b) - Jesus, o Filho, aquele que nos põe a Seus pés; e (c) - o Espírito Santo como nosso Ensinador. Podemos, pois, proclamarmos: “Lâmpadas para os meus pés é tua palavra, e luz, para o meu caminho” (Salmo 119.105).
A Bíblia, também chamada, Espada do Espírito, tem em si mesma, as funções de julgar as atitudes do homem - boas ou más - revelando-lhe culpas; condenando-lhe atos reprováveis, fazendo-o pensar em Deus, e, ensinando-lhe aquilo que satisfaz as necessidades da sua alma, revelando também, profundo conhecimento do que somos: “E de um só fez toda geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação” (Atos 17.26). Seja um Eleito de Deus!
Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário