segunda-feira, 22 de abril de 2019

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

POLIDACTILIA, O QUE É ISSO?




É uma condição em que o indivíduo apresenta mais do que cinco dedos, seja nas mãos, seja nos pés, ou em ambos. Esse processo vai variar em sua apresentação. Algumas pessoas apresentam dedos extras totalmente desenvolvidos; já outras, apresentam somente uma protusão de pele. A polidactilia pode ocorrer de forma isolada, ou seja, sem estar acompanhada de nenhum sintoma ou doença. Isso ocorre durante o desenvolvimento fetal. O corpo age de forma diferente na formação das mãos e/ou pés. Essa característica pode ser um traço familiar ou não; e geralmente é uma condição benigna. Em alguns casos, a polidactilia pode ocorrer como característica clínica de alguma síndrome.

Esse problema pode ocorrer em virtude de uma mutação genética. Quando um dos pais apresenta a polidactilia, as chances de herança familiar são de 50%; caso ambos os pais apresentem, as chances sobem para 100%. O diagnóstico é realizado ainda na gravidez, através da ultrassonografia. Após o nascimento do bebê, o diagnóstico é dado pela inspeção visual.

Apesar da polidactilia não comprometer a saúde do indivíduo, é aconselhável a extração cirúrgica dos dedos extras, pois é uma anomalia que chama a atenção; o que pode causar desconforto ao portador desse problema. A cirurgia é simples e normalmente, sem complicações pós-cirúrgicas. Se os dedos extras não apresentarem ossos, podem ser extraídos logo após o nascimento; caso sejam dedos completamente formados, a cirurgia é mais delicada, devendo ser realizada por um especialista e feita a partir dos três anos de idade da criança.

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



Nenhum comentário:

Postar um comentário