MUDANÇAS APÓS A CONVERSÃO
Quando o homem se encontra com Jesus Cristo, ocorrem mudanças em sua vida, que jamais ocorreriam sem a ação do Espírito de Deus. Por quê? Eis a resposta: Diz a palavra: “[...] mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados; mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (I Coríntios 6.11). Precisa-se dizer mais alguma coisa?
Eis algumas consequências, dentre tantas outras, que ocorrem após a união do crente com Cristo:
1 - Mudança de Rumo. A isto chamamos de regeneração; uma transformação operada pelo Espírito Santo: “Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é: As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” (II Coríntios 5.17-19).
2 - Recebe a fé em Jesus Cristo. Define-se a fé, como o ato pelo qual Cristo é recebido nos corações. A conversão compreende o arrependimento e a fé. Ora, a fé é o que nos abre a porta do perdão divino, o que todos necessitamos; melhor compreendido no pedido dos discípulos: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos [...]” (Mateus 6.12).
3 - Passa a ter os mesmos direitos de Cristo. Depois de justificados, os crentes passam a gozar os mesmos direitos do Filho de Deus, no tocante a herança. Não duvidemos! A escritura diz: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos logo herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que com Ele padecemos, com Ele também seremos glorificados” (Romanos 8.17).
4 - A convicção de que estamos unidos a Cristo. Dois textos fortalecem nosso entendimento e nossa fé, no tocante a esta afirmação:
(a) - “Na verdade, na verdade, vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna. Não entra em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5.24).
(b) - “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Romanos 8.1).
5 - Passa a seguir a Cristo: “Libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Romanos 6.18). E, mais: “[...] se alguém me serve, siga-me” (João 12.26). Privilégio de bem poucos!
Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário