domingo, 2 de outubro de 2022

PAPEL VITALÍCIO DA IGREJA DE JESUS

A palavra de Deus declara a igreja como o Corpo de Cristo; a plenitude daquele que cumpre tudo em todos (Efésios 1.23). Deus, o Pai, sujeitou todas as coisas aos pés de Jesus, o Seu Filho, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja. 

O Senhor Jesus a edificou: “[...] sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16.18), e Deus, o Pai, O constituiu como Cabeça desse Corpo; Este lhe assegura assistência permanente, dizendo: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20), e, o Espírito Santo a guia em toda a verdade. 

A igreja é, pois, uma instituição, obra conjunta do Pai e do Filho, assistida pelo Espírito Santo (João 16.13-14): Que gloriosa interação!
A igreja primitiva, não era uma autocracia, dominada pelo poder absoluto e ilimitado de um homem só, muito menos, uma oligarquia governada por um grupo que faz e desfaz a seu bel prazer. A igreja é uma democracia, cujo governo é dirigido pelo povo e para o povo, portanto, a igreja é: (a)- uma congregação de filhos amados de Deus (Romanos 1.6), (b)- de santificados em Cristo (I Coríntios 1.2), e (c)- de fieis em Jesus Cristo (Colossenses 1.2).
Jesus a edificou, e antes de ascender ao céu a confiou a um colegiado-gestor, sob a égide do Espírito Santo, enviado da parte do Pai, a Seu pedido, para exerceu o papel de expandir o Seu Reino através desse Corpo. Então, conjuntamente tomava decisões:
I - Escolheram o substituto de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus (Atos 1.20-26).
II - Criou o primeiro corpo diaconal, constituído de sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, escolhido pelos membros da comunidade (Atos 6.2-3).
A igreja crescia, escolhia e elegia seus guias espirituais (Atos 14.23); 
Da igreja em Jerusalém foram expedidas as seguintes instruções, para que fossem ensinadas em todas as cidades, a todos os que criam em Jesus; que deveriam manter pureza e santidade no seu modo de vida, observando a necessidade de:
Abster-se das contaminações dos ídolos;
Abster-se da prostituição;
Abster-se de comer carne de animais sufocado;
Abster-se de comer carne com sangue.
Assim, a igreja, esposa do Cordeiro, cumpre seu papel, enquanto instituição, e, aguarda a Sua vinda, quando a arrebatará e a levará para o gozo eterno na glória celestial. Ora vem Senhor Jesus! Maranata!

Texto do saudoso pastor José Lúcio Ribeiro Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário