quarta-feira, 31 de julho de 2024

  ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo José Roberto de Mipibu/RN

A amiga Cindy Kelley de Mipibu/RN

O amigo Aldebaran Santos de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.





terça-feira, 30 de julho de 2024


CRISTO E O CASAMENTO 

Cristo e o Casamento é um tema que alcança: Os que valorizam o seu casamento, conscientes da necessidade do seu ajuste aos ensinamentos de Cristo, para uma vida conjugal ideal; e, os que desprezam as santas regras divinas para o casamento. Respeitar o bom relacionamento conjugal, na forma recomendada por Jesus, faz a diferença.

Apresentamos, de modo sucinto, alguns ensinos bíblicos, que dão sustentação à vida matrimonial, obviamente, daqueles que decidem acolhê-los. Os textos seguintes abrem as possibilidades de obedecermos aos princípios registrados nas Escrituras, para a vida a dois: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: Porque toda a terra é minha” (êxodo 19.5). Que sejam observadas as seguintes recomendações: 

I – Guardar obediência aos ensinos de Jesus, no tocante ao que Sua Palavra diz: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14.15).
II – Obedecer ao que diz o evangelho de Cristo, no que tange ao modo de vida, principalmente, no relacionamento entre os cônjuges, a partir da perspectiva: “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues” (Romanos 6.17).
III – “Batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 1.3). Manter os necessários cuidados pela sua vida de comunhão com Deus e com a Igreja, atentando para o que está escrito: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestes deveres, porque fazendo assim, salvarás tanto ti mesmo como aos que te cercam” (I Timóteo 4.16).
IV – Seguir a ordem divina que determina: “Portanto, o que Deus juntou não separe o homem” (Mateus 19.6), sabendo que: (a)- “O amor é gratuito, mas não é barato”; (b)- “Abrir-se para o amor é o que nos realiza”; e, “O amor nos deixa vulneráveis”, porque nos faz mais compreensíveis no relacionamento.

Seguir estas instruções fará o seu casamento sem atropelos, pois, é uma união de respeito que merece sustentação. O segredo é seguir a palavra de Deus que diz: “Fiel é esta palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Estas coisas são boas e proveitosas aos homens” (Tito 3.4-8). Deus o ajuda a estabilizar o seu próprio casamento!


Texto do saudoso Pastor José Lúcio Ribeiro Filho



 ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga e irmã Bruna Santos de Mipibu/RN

O amigo Valderio Teixeira de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



segunda-feira, 29 de julho de 2024

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

O QUE SÃO ARBOVIROSES?


As arboviroses são as doenças provocadas pelos arbovírus, que engloba aqueles que são transmitidos por artrópodes (aracnídeos e insetos). Incluem o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Existem muitas espécies de arbovírus (estudos apontam que há cerca de 545), tendo uma média de 150 espécies que provocam doenças nos seres humanos. Atualmente há 3 famílias de arbovírus que são mais conhecidas: Flavivírus (doenças do mosquito Aedes - zika, dengue, febre amarela, encefalite); Togavírus (febre  chikungunya  e encefalites equinas) e Bunyavírus (hantavírus - causador da febre hemorrágica). Além dessas, existem as famílias reoviridae e rhabdooviridae (causam infecções nos animais). 

Essas doenças (arboviroses) são causadas por um vírus em que o principal transmissor é o artrópode, seja ele um mosquito ou um carrapato. O vírus é adquirido pelo vetor em contato com um ser humano ou animal contaminado, sendo transmitido para outro, através da picada. Entretanto, dependendo do tipo, podem ocorrer outras formas de transmissão, como por transfusão sanguínea ou pela forma vertical (passada da mãe para o feto ainda no útero ou passada para o recém-nascido na hora do parto). 

Especificamente no caso do Zika vírus, está sendo investigada a contaminação através do ato sexual, da saliva e da amamentação, pois foi identificada, segundo estudos, a presença do arbovírus no sêmen, no leite materno, na saliva e na urina. Contudo, o inseto ou o carrapato são sempre os principais transmissores e as outras formas de contaminação são a minoria dos casos. O transmissor mais conhecido na atualidade é o mosquito Aedes aegypti. 

Os sintomas das arboviroses variam bastante, de acordo com cada doença; entretanto costumam aparecer sintomas semelhantes em algumas delas, como febre, cefaleia, dores nas articulações, mal-estar, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas e erupções cutâneas. O que vai diferenciar é a intensidade dos sintomas em cada doença. 

Alguns outros vírus da família apresentam outras características nos sintomas, como problemas neurológicos. Em qualquer suspeita de arbovirose, é muito importante ir a um serviço de saúde. O diagnóstico é dado através de exames genéticos que irão identificar o material genético do arbovírus no sangue do paciente. Os exames levam cerca de 4 dias para ficarem prontos. 

Não há tratamento específico contra esses vírus, pois costumam ter vida curta no organismo, levando à infecções agudas. O que o médico poderá fazer é receitar alguns medicamentos para amenizar os sintomas. Vale ressaltar que pacientes com suspeita de Zika vírus, chikungunya e dengue não devem tomar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, conhecido como aspirina, pois têm efeito anticoagulante, podendo provocar sangramentos, assim como alguns anti-inflamatórios como diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno. 

A melhor forma de prevenir essas doenças é evitando o contato com o transmissor (mosquitos ou carrapatos). Sendo assim, é imprescindível o uso de repelentes industrializados, uso de roupas longas que servem como uma barreira para o mosquito, uso de telas e mosquiteiros e evitar roupas coloridas e perfumes, uma vez que os mosquitos são atraídos por cores e perfumes. 

É de suma importância também, evitar criadouros do mosquito, não deixando acúmulo de água parada, mantendo a caixa d'água sempre limpa e fechada, guardando pneus cobertos, mantendo utensílios como garrafas sempre limpos e fechados ou guardados com a boca para baixo, trocando com frequência a água do bebedouro dos animais, dentre outras atitudes que previnam a instalação do mosquito. Portanto, fique atento e seja consciente de suas atitudes. 

Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino



 ANIVERSARIANTES DO DIA!

Nossa prima Ilza Revoredo de Mipibu/RN

O amigo José Nildo de Mipibu/RN

A amiga Maria Pereira de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



domingo, 28 de julho de 2024

GRANDES CARROS

Puma GTB - Ano 1978



 ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga e irmã Ayara Cristina de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.