quinta-feira, 31 de agosto de 2023

 Justiça e retidão

No princípio, quando Deus criou o mundo e tudo que há nele, Ele também estabeleceu bases para uma vida reta e justa. Ele é a própria sabedoria infinita e, diante disso, reconhece a importância de vivermos em justiça em nossas vidas.

O que são?

“Siga única e exclusivamente a justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá.”

Deuteronômio 16:20

Justiça significa qualidade do que está em conformidade com o que é direito. Maneira de perceber, avaliar o que é direito, justo. Retidão tem um significado próximo. Quer dizer qualidade, característica, atributo do que é reto. A virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade. Virtude de estar em conformidade com a razão, com o dever.

Justiça e retidão são características muito necessárias. Podemos ver a importância delas sendo expressa desde os primeiros livros da bíblia por grandes profetas e líderes.

Assim como Deus

“Justiça e juízo são a base do Teu trono. Misericórdia e verdade irão adiante do Teu rosto.”

Salmos 89:14

No decorrer dos textos bíblicos, encontramos na natureza de Deus ensinamentos, tanto por meio de palavras como de ações, sobre justiça e retidão. E Ele nos convida a expressarmos a glória d’Ele, a sermos iguais a Ele e a imitarmos Seu caráter.

Os sensos de justiça e retidão são tão importantes para Deus que o texto de Salmos traz esses termos como a base de Seu trono, o fundamento da palavra d’Ele. Ele é um Deus misericordioso e que derrama graça, mas é também um Pai cujos princípios são justos e o caminho é reto.

Se nosso desejo é nos aproximarmos do amor d’Ele e viver de acordo com Seu amor, é necessário que busquemos seguir o que é justo, conforme Seus ensinamentos, em todas as áreas de nossas vidas. Seguir de forma justa e reta não está ligado apenas às nossas relações com outras pessoas, não é limitado a isso. Está também voltado para nossos comportamentos e escolhas em diversas situações.

Focados em Quem Deus é

“Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício.”

Provérbios 21:3

Seguir rituais religiosos, como o sacrifício descrito nesse trecho de Provérbios, não é o que precisamos, pois eles podem ser feitos de forma vazia e com outras intenções. Mas um coração entregue em completa devoção, segue a justiça de forma natural e com sua essência voltada para quem Deus é.

Deus valoriza tanto nossas ações quando focamos em Quem Ele é e desejamos ao máximo ser da mesma maneira.

Nas bem-aventuranças citadas em Mateus 5 Deus deixa claro no verso 6 que aqueles que têm fome e sede de justiça são bem aventurados, são felizes, encontram a verdadeira alegria que só existe na graça do Senhor.

Intenções reais

“Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.”

Miquéias 6:8

Seguir o que é justo e reto expressa a essência do Criador e nos aproxima de Seu caráter e palavra.

Essas duas palavras pequenas têm o poder de transformar o mundo inteiro à nossa volta. E ao praticarmos, não só nos tornamos exemplos para pessoas próximas, como também nos tornamos espelhos do caráter do Senhor. 

Precisamos ser agentes de transformação, como canais de Deus para trazer ao mundo a Luz d’Ele, Sua paz e graça, Sua misericórdia e justiça. Que aprendamos a tratar as pessoas à nossa volta com bondade, compaixão, respeito. Que sejamos sábios ao caminhar e tomar decisões, pedindo pelo discernimento do Pai.

Ser justo também é ser voz para aquele que não tem forças para gritar, defendendo e protegendo, orando uns pelos outros. É escolher andar em honestidade e humildade.

Minha oração por você hoje é que seu coração esteja puro n’Ele, íntegro através do amor de Deus derramado sobre você. Que seu coração seja morada de tudo aquilo que carrega consigo verdade e retidão. Que você possa viver de acordo com os princípios do Pai, mesmo frente à desafios e tentações.

E não baseie isso em atitudes apenas externas, mas em intenções reais do seu coração.

Fonte: https://bibliajfa.com.br/


  ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga e irmã Márcia Moraes de Natal/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



quarta-feira, 30 de agosto de 2023

MÚSICAS QUE O TEMPO NÃO APAGA


Jorge Araújo e Eula Paula - Quem tem Jesus tem tudo da década de 70



 ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo Bruno Lira de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.



terça-feira, 29 de agosto de 2023

NATAL SAUDADES!!!


Os ônibus da década de 40, na época fazia a linha do bairro das Rocas até o bairro das Quintas. Ainda não existia a Zona Norte, que hoje é praticamente outra cidade.


 ANIVERSARIANTES DO DIA!

O amigo Jailson Corsino de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.




segunda-feira, 28 de agosto de 2023

DICA DE SAÚDE DA SEMANA

VOCÊ SABE O QUE É APENDICITE?
O apêndice é um prolongamento do ceco que sai da primeira parte do intestino grosso, localizado na região inferior direita abdominal. Possui aproximadamente 10 cm de comprimento e seu formato lembra o de um verme, por isso é chamado de apêndice vermiforme. 
Sendo assim, a apendicite consiste na inflamação do apêndice. As causas para ocorrer essa inflamação nem sempre são claras, porém há situações que já são conhecidas, como obstrução causada por fezes ou gordura, além de infecção. Nesses casos, um bactéria (normalmente presente) se multiplica, levando à inflamação e edema (inchaço), em muitos casos, com presença de pus. Se a apendicite não for tratada o quanto antes, pode ocasionar o rompimento do apêndice. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode sofrer de apendicite, entretanto, ocorre mais comumente em indivíduos com idade entre 10 e 30 anos. O sintoma principal é a dor abdominal que pode se apresentar de forma branda no início, tornando-se cada vez mais forte e aguda. 
À medida que as horas passam, a inflamação vai aumentando e a dor se concentra diretamente na região acima do apêndice (ponto de McBurney). Além disso, outros sintomas podem surgir como vômitos, náuseas, febre e diminuição do apetite. Nos casos de rompimento do apêndice, a dor desaparece por um período de tempo. Contudo, há inflamação e infecção da cavidade abdominal (peritonite), piorando a dor e intensificando os sintomas, principalmente ao fazer movimentos fortes, como tossir ou espirrar. 
Esses sintomas posteriores podem incluir calafrios, constipação, diarreia e até tremores. O tratamento para a apendicite é cirúrgico (apendicectomia) que consiste em sua retirada. O apêndice não é um órgão sem utilidade, na verdade, a sua parede contém tecido linfático que auxilia na produção de anticorpos, além de servir de reservatório de bactérias intestinais que auxiliam no processo digestório, entretanto, sua remoção não causa nenhum dano ao paciente. 
A cirurgia pode ser realizada através de uma incisão no lado direito do abdome ou por videolaparoscopia, onde são feitos três pequenos orifícios na região abdominal, inserindo-se uma câmera para viabilizar a visualização do procedimento. 
A laparoscopia é um método menos invasivo, permitindo um tempo de recuperação menor. No geral, a internação dura 1 ou 2 dias, caso não ocorra nenhuma complicação. Os primeiros 7 dias devem ser de repouso total, evitando esforços. O médico dirá o tempo de recuperação adequado para cada caso.
Enfermeira Rebeca Revorêdo Sinedino


 ANIVERSARIANTES DO DIA!

A amiga e irmã Linielle Patrícia de Mipibu/RN

A amiga Maria de Fátima Pereira de Mipibu/RN

O blog Mipibu em Cristo parabeniza os nossos aniversariantes, desejando-lhes muitas felicidades nesta data especial.